Friday, March 30, 2007

Fantasia intimista

Animações 3D com bichos, filmes baseados em heróis de quadrinhos e fantasia infanto-juvenil. A Santíssima Trindade da Hollywood atual, os filmes que dão lucro, que recuperam o dinheiro gasto com a maioria dos projetos que dão prejuízo -- ao menos na bilheteria. Tudo bem, é como o mercado funciona. Mas confesso que me dá um desânimo quando vejo mais um cartaz com bichinhos tridimensionais em cores vivas naquele clima de futura Sessão da Tarde. E eu sempre gostei de animação, seja tradicional ou 3D, mas por favor, tentem algo diferente de vez em quando. A repetição cansa.

Por força de ter sido produzido por algumas das mesmas empresas que trouxeram as Crônicas de Nárnia ao cinema, Ponte para Terabítia foi intencionalmente promovido como similar a O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, uma fantasia assim para crianças e jovens que se passa em um mundo fantástico de criaturas místicas e lutas de espadas. Um filme para levar as crianças. E foi com essa expectativa que eu entrei na sala de cinema: mais uma fantasia infanto-juvenil. E não só eu, considerando que todos os outros adultos na sala estavam acompanhados de crianças.

Na verdade, Ponte para Terabítia é fantasia para crianças e jovens, e é um filme para levar as crianças. E acredito que seja um bom filme para crianças. Mas aí meia hora depois do começo do filme ainda não tinha aparecido nenhum efeito especial, e eu fiquei questionando minhas expectativas. Ao invés de computação gráfica, desenvolvimento de personagens, essa coisa antiquada. Vai que no final o filme é muito mais uma fantasia intimista, o que quer que isso signifique, do que algo ostensivo como Senhor dos Anéis ou Narnia.

E é aquela história: diverte crianças e adultos igualmente. A história pode ser entendida em mais de um nível, para usar um clichê. Quem for de choro pode levar um lenço, porque dá sim para verter umas lágrimas.

E boas atuações, o que vale mais porque são crianças. No todo é um filme bem feito e bonito. Não falei e não vou falar sobre a história, e é de propósito. Tem crianças e um mundo de fantasia, embora um tanto diferente. Mas eu entrei no cinema sem saber ou esperar muita coisa e saí surpreso e animado, daquele jeito que se sai da sala depois de um filme realmente bom. Talvez só seja possível sentir o mesmo que eu para quem for sem saber nada da história ou do que esperar. Melhor ainda se não ler este post.

7 comments:

Karla said...

E agora? Já li o post!

P.S.: Vou ver se salvo direito o blog nos favoritos/delicious da vida, porque já vi que pra lembrar do endereço depois, vai ser dureza...

Bruno R said...

isso de começar a ver a ver um filme com um pé atras e ter uma boa suspresa aconteceu comigo esses dias com estrada p/ perdicao. mas isso eh assunto prum post.

dessa santissima trindade o q eu ainda vejo de vez em quando sao os de herois. o resto..

ah, o titulo desse blog eh mais a cara de andrei do q o proprio john cusack.

gio said...

e o pior é que a idéia do nome do blog, depois de infinitas discussões, foi dele mesmo.

tautologico said...

Bem, a forma final do nome do blog nem fui eu que dei. E tem este post aqui. A idéia, depois de muita falta de idéia, foi fazer algo que tivesse a ver com os dois. E não demorar mais uma eternidade para abrir o blog por falta de nome.

Anonymous said...

parabens pelo novo blog.

o nome tah horrivel.

hehe

Anonymous said...

é o pior nome de blog que eu já vi na vida pra se falar de cinema, mas eu gosto do jeito como voces escrevem

gio said...

sim, a forma final do nome foi minha mas a idéia original foi de tautologico e tal.

falcão _ eu também acho horrível. só presta assim.

wilson _ que bom que você gosta, mas não é só sobre cinema.