Friday, April 6, 2007

Uma adolescente perdida no século XVIII

Maria Antonieta é um filme interessante por ter várias cenas interessantes de se ver, de perceber como Sofia Coppola abordou a construção de cada uma delas, e da relação entre elas para construir a personagem do título.

Mas interessante não é necessariamente bom: ficou faltando algo. Hora de falar chique: ficou faltando a qualidade da Gestalt, do todo ser maior que simplesmente a soma das partes. Ou a coisa que o arquiteto Christopher Alexander chamou de qualidade sem nome. É aquela unidade de propósito e idéias que traz grande beleza a algum produto humano, seja um filme, um prédio ou uma teoria matemática.

Pode ter sido problema de expectativa, já que eu costumo não ler nenhuma resenha antes de ver um filme. Ou eu posso ter achado mais difícil me identificar com a personagem, ao contrário de Encontros e Desencontros. Talvez eu até goste mais dele se assistir uma segunda vez. Mas, de primeira, achei interessante. Cheio de coisas interessantes. Mas não realmente bom.

E tenho certeza que minha sócia gostará bem mais do que eu.

9 comments:

Anonymous said...

sofia, como diretora, é uma boa atriz. o único bonzinho é o das virgens. os outros, pode jogar no lixo.

tautologico said...

Eu acho Encontros e Desencontros muito bom, e mesmo num filme que eu não gostei de todo como Maria Antonieta, ela demonstra muita habilidade e faz um filme "ruim" mais interessante que muito filme bom por aí. A melhor coisa que ela fez foi desistir de ser atriz, e Virgens Suicidas é o mais fraquinho dela.

Aproveite e veja isso, que bonitinho.

Bruno R said...

encontros é fodaço. virgens é fraquinho. e eu tenho um pezinho atras com maria antonieta..

Anonymous said...

erre dormiu vendo um curta!

encontros é fraquinho e ponto.
virgens é massa.

Anonymous said...

isso que c.a. chamou de q.s.n, mcluhan chamou de aura. acho que foi a mesma coisa.

foi mcluhan mesmo? acho que sim. senao, foi benjamin. eu sempre confundo os dois.

agora acho que foi benjamin.

enfim, pois eh, eu tb achei um filme ruim-interessante. a verdade eh que ficou faltando roteiro, acho. eh soh um testemunho - muito parcial, inclusive - à feminilidade e falta de culpa de uma rainha inábil.

a historia conta o lado dos vencedores... copolla resolveu escolher outra coisa pra contar.


virgens suicidas eh horrivel.

Bruno R said...

q porra sao ca e qsn?

sim, mas é benjamim mesmo.

Anonymous said...

ahahah ninguem gosta de virgens, só eu.

gio said...

tudo o que eu tenho a dizer é que eu gostei sim, muito. post sobre, em breve.

Anonymous said...

Sim, provavelmente por isso e